A IMPORTÂNCIA DO PISO PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

O setor de Indústria de bebidas responde por aproximadamente 4% do valor adicionado da indústria de transformação brasileira, empregando cerca 144 mil pessoas no mercado formal. O setor vem apresentando grande dinamismo, segundo informações da Pesquisa industrial Mensal do IBGE (PIM – PF) o crescimento acumulado da produção física de bebidas no Brasil chegou a 50% no período de 2004 a 2013.

Com relevância ao tema da IMPORTÂNCIA DO PISO PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS, podemos considerar que o fator piso tem um alto grau de importância tanto para o escoamento da produção e indiretamente na qualidade final do produto.

De acordo com a ANVISA, resolução RDC 216, as instalações físicas como o piso para indústria de bebidas, deve possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devendo serem mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentro outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.

Contextualizando as considerações da ANVISA com referência ao piso para indústria de bebidas:

  • Resistência ao tráfego;
  • Resistência aos impactos gerados pela manipulação de barris, caixas e paletes;
  • Redução dos pontos críticos de contaminação, tais como juntas e cantos vivos;
  • Baixa porosidade, fácil limpeza e higienização;
  • Resistência química a ácidos orgânicos e inorgânicos;
  • Resistência térmica.

A Polipiso do Brasil a mais de seus 30 anos de mercado, vem atendendo algumas das maiores indústrias de bebidas (AMBEV, Heineken, Brasil Kirin, Coca-Cola, Fischer, entre outras). Participando integralmente do processo de modernização do piso para indústria de bebidas, mudando a utilização dos antigos pisos cerâmicos antiácidos, os tradicionais concretos e revestimentos epóxi, pela linha de resina uretana (LINHA ENDURIT) também conhecida no mercado como poliuretano vegetal.

Considerando o piso para indústria de bebidas, a Linha Endurit tem características ideais que atende este seguimento, pois contempla uma alta resistência física aliada à sua resiliência, destacando-se pela sua impermeabilidade, resistência térmica, resistência química, contendo em sua formulação ativos antimicrobianos que controlam a proliferação de fungos e bactérias.