Um novo conceito de piso para Universidade

O intuito deste artigo técnico é apresentar, ou melhor, reapresentar um antigo sistema de revestimento que data do século XV que durante muitos anos foi utilizado em diversas obras de cunho histórico, que até os dias atuais chamam muito atenção pela sua beleza e durabilidade, e fazer desta história a premissa da utilização em um piso para universidade.

Os revestimentos tipo Terrazos tem origem Italiana, mais precisamente em Veneza, onde os trabalhadores da construção civil aproveitavam das obras os retalhos de mármores e os reutilizavam em seus terraços ou arredores de suas casas, assentando-os de maneira desuniforme e rejuntando com argila.

O conceito se manteve, porém a Polipiso do Brasil promoveu uma grande evolução tecnológica, podendo citar entre estas: o grande aumento de resistência e consequentemente de desempenho, a facilidade na metodologia executiva, possibilidade de aplicações em grandes áreas sem a necessidade de juntas, o processo de polimento alto brilho, entre outras.

Diante de um revestimento que teve a participação histórica na arquitetura mundial, fica a pergunta se este seria o piso para universidade ideal?

Se efetuarmos uma análise básica, podemos destacar as seguintes características técnicas que comprovam a sua compatibilidade com este tipo de obra.

  • Os Revestimento tipo Terrazo chegam a uma resistência a compressão muitas vezes superior a 60 MPa., praticamente o dobro dos concretos convencionais utilizados em pisos para grandes indústrias;
  • Aplicações sem utilização de camada de regularização que permite uma menor sobrecarga estrutural;
  • Viabilidade de projetos sem juntas, trazendo uma maior sensação de amplitude de ambientes;
  • Acabamento alto brilho, que traz os aspectos de pedras naturais como mármore e granito;
  • Fácil harmonização com diversos tipos de ambientes e estilos arquitetônicos;
  • Grande variedade de cores e tipos de composição;
  • Possibilidade de integração com outras matérias na confecção de um piso para universidade;
  • Fácil limpeza, manutenção e restauração;
  • Viabilidade de projetos exclusivos levando assim a uma assinatura arquitetônica.

Obs.* Este tipo de revestimento foi muito utilizado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer em seus projetos e a Polipiso foi um dos grandes fornecedores.

Existem ainda outras vantagens deste sistema que fazem deste uma das melhores opções de revestimento em piso para universidade