SAIBA A DIFERENÇA ENTRE HELIPONTO E HELIPORTO E SAIBA O MELHOR TIPO DE REVESTIMENTO A SER USADO
Importante sabermos que Heliponto é uma área homologada (ou registrada) e demarcada para o pouso de helicópteros e não dispõe de instalações complementares, diferente do Heliporto, que conta com os mesmos elementos do heliponto, porém com a adição de estruturas de apoio aos passageiros e à aeronave (por exemplo: combustível, corpo de bombeiros, instalações de embarque e desembarque de passageiros). O heliporto é público e sua construção, operação e manutenção são executadas pelo poder público, através do Comando da Aeronáutica.
CONHEÇA AS NORMAS VIGENTES PARA FAZER A APLICAÇÃO DE PISO PARA HELIPORTO E HELIPONTO
Para contextualizar este artigo, utilizamos como base as Instruções de Operação de Helicópteros para Construção e Utilização de Helipontos ou Heliportos, além da norma de homologação de helipontos instalados em embarcações, emitida pela Marinha e denominada NORMAN – 27 / DPC.
Resistência Estrutural do Piso
O piso para heliponto ou heliporto deverá possuir resistência suficiente para suportar a Massa Máxima de Decolagem (MTOM) do helicóptero mais pesado considerado.
Todo piso deverá resistir às seguintes cargas de impacto:
- 150% da MTOM para pousos normais;
- 250% da MTOM para pousos de emergência;
- As cargas devem ser distribuídas em 75% para cada uma das duas partes do montante principal, aplicadas numa área de 0,09 m² por pneu ou esqui.
Para a vistoria inicial, renovação ou alteração de parâmetros, é obrigatório apresentar um laudo de resistência do piso, emitido por Sociedade Classificadora reconhecida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Pintura e Demarcação
A pintura do piso deve seguir um padrão estabelecido:
- ANAC: recomenda faixas de demarcação brancas ou amarelas, contornadas de preto. A cor do pavimento como um todo não é obrigatória, mas há uma tendência para a cor azul. Também há especificações quanto ao layout, tamanho das letras e sinais de identificação.
- DPC: exige que toda a superfície (piso ou revestimento) seja pintada de verde escuro ou cinza com tinta antiderrapante (coeficiente de atrito > 0,65). Também exige que o piso impeça vazamentos de líquidos para o convés inferior, e que faixas de demarcação sigam as normas mencionadas pela ANAC.
Revestimento Recomendado
A Polipiso do Brasil recomenda o uso de:
- Revestimento à base de resina uretana: Endurit A.N
- Pintura antiderrapante à base de poliuretano alifático: PU Color Tinta Fosco, que também pode ser usada para faixas de demarcação e sinais de identificação.
Conte com a experiência da Polipiso do Brasil para fornecer soluções técnicas de alto desempenho em revestimento de helipontos e heliportos.